quinta-feira, 1 de novembro de 2012

X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO | ESTRÉIA 2014

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Direção: Bryan Singer
Roteiro: Simon Kinberg Bryan Singer
Elenco: James McAvoy e Patrick Stewart (Professor Xavier), Michael Fassbender (Magneto), Hugh Jackman (Wolverine), Famke Janssen (Jean Grey), James Madsen (Ciclope), Nicholas Hoult (Hank McCoy/Fera), Bill Milner, Lucas Till (Alexander Summers/Destrutor), Jennifer Lawrence (Mística).

Nem "Primeira Classe 2", nem "Segunda Classe", nem nada parecido. O próximo filme da franquia X-Men chama-se X-MEN: DAYS OF FUTURE PAST!!! Estes pontos de exclamação não se dão apenas por terem escolhido um nome, mas porque este é o título de uma das histórias mais brilhantes já produzidas na Marvel, e talvez em todo universo dos quadrinhos. O segundo principal motivo que acrescenta demais as expectativas quanto a este filme, é que Bryan Singer irá dirigi-lo!!! Eu poderia parar de escrever por aqui, pois o nome do título e do diretor já tem peso suficiente para justificar o texto. Mas faço questão de destrinchar melhor estes nomes que admiro tanto, além de informar quem, com eles, não esteja familiarizado.



DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO


"Dias de um Futuro Esquecido" e "Jornada Mental" são os títulos traduzidos aqui no Brasil, para as edições Uncanny X-Men nº 142 e 143, chamadas "Days of Future Past" e "Mind Out of Time", respectivamente.

A capa destas revistas são extremamente impactantes, principalmente para época em que foram lançadas. A primeira mostra Wolverine e Kitty Pryde como fugitivos, diante de holofotes, em frente um muro com um cartaz de "procurados e eliminados", onde a maioria dos X-Men foram eliminados. A outra mostra um Sentinela atingindo Wolverine com uma mão, e com Tempestade na outra. É muita informação numa capa só, que traz milhares de surpresas e questões antes mesmo de começar a ler a primeira pagina da história!

Estas histórias magníficas retratam um futuro totalmente apocalíptico, mas muito diferente de todos os "apocalipses" já mostrados em diversos filmes (como Mad Max, por exemplo). Neste futuro da Marvel, os robôs gigantes chamados Sentinelas, criados para capturar mutantes, criaram consciência própria e dominam toda a humanidade. Mutantes são exterminados impiedosamente, humanos são capturados, muitos trabalham diretamente para as máquinas, alguns infiltrados numa sociedade decadente, que vive aos destroços das inúmeras batalhas diárias pela sobrevivência humana. Toda esta catástrofe ocorre pois as máquinas entram num paradoxo simples: elas foram criadas para defender os humanos dos mutantes, porém, mutantes são humanos. Logo, "mutantes devem ser protegidos deles mesmos" (frase de uma das próprias sentinelas). Genial assimilação! Diante de todo este caos, para tentar remodelar o mundo em que vivem e escaparem do extermínio, Kitty Pryde viaja no tempo a fim de evitar um assassinato ocorrido no passado, que talvez tenha ocasionado tais mudanças na sociedade.

Não vou contar o final desta história, pois sua qualidade é tão boa que não merece tantos spoilers, apenas 1: Esta foi a primeira história no universo que apresenta a morte de Wolverine. Hoje este personagem é retratado como imortal. Tenho uma hq onde ele tem o próprio coração arrancado enquanto está queimando, quase que só nos ossos, e seu fator de cura ainda o regenera. Há uma outra história que ele mesmo conta como tentou se matar várias vezes, inclusive, arrancando sua própria cabeça, e nem assim morreu. Mas nesta história de 1980 Wolverine realmente morre. Sem alardes, sem muito drama, sem "aquele" clima pra angariar audiência. Ele simplesmente tenta surpreender um Sentinela pelas costas, o robô percebe o ataque, e Wolverine toma uma rajada de raio laser à queima-roupa enquanto está no ar. Sua pele é totalmente desintegrada e caem apenas seus ossos de adamantium no chão. Tempestade e Colossus, que estão com ele, ficam tão chocados que mal reagem. E, quando reagem, Tempestade também morre. Tragédia total! A edição brasileira original saiu nas revistas Superaventuras Marvel nº 45 e 46, mas recomendo o encadernado, ainda em formatinho, chamado Especial X-Men nº 2.

Uma curiosidade: esta série dos X-Men foi o que inspirou a criação do aclamado Exterminador do Futuro (1984). As máquinas com raciocínio próprio, sentinelas dominando os humanos, pois é... saiu tudo da mente genial de Chris Claremont nos quadrinhos, para depois chegar aos cinemas na pele de Arnold Schwarzenegger.


BRYAN SINGER



Bryan é um diretor jovem, que chamou atenção da mídia, crítica e público, quando dirigiu Os Suspeitos (1995). Este filme chamou atenção não só por ser um excelente filme mas, principalmente, pela forma que foi feito. Na época, Bryan era totalmente desconhecido no mercado, e alguns dos atores já eram super stars de Hollywood, como Stephen Baldwin, Gabriel Byrne e Chazz Palminteri. Devido a fama, tais atores mal respeitavam Bryan durante as filmagens, e muitas das cenas acabaram não saindo realmente como ele gostaria. No final das contas, quando todas as filmagens terminaram, Bryan participou exaustivamente da edição do filme, montando-o da melhor forma de acordo com as cenas que tinha, fazendo diversas alterações no roteiro original. O filme ficou maravilhoso, lançou no mercado dois atores desconhecidos indicados pelo próprio Bryan, Kevin Spacey e Benicio Del Toro (um dos meus atores favoritos), ambos ganhadores de Oscar, sendo que Kevin ganhou seu primeiro como coadjuvante no próprio Os Suspeitos.


  • Caso queira verificar, uma das cenas que não era para ser usada e aparece no filme, foi um "erro" de gravação, onde os suspeitos estão em frente a sala policial (imagem da capa e poster do filme), e começam a rir e zombar da situação.
  • Outra curiosidade é que Benicio Del Toro, além de ser o ator menos conhecido do elenco, ao ler o roteiro, percebeu que as falas de seu personagem eram insignificantes. Então sugeriu ao Bryan fazer um sotaque estranho, para ao menos chamar atenção quando falasse algo. Bryan concordou e, quem manja de inglês, percebe que as falas de Benicio são impossíveis de entender (faceta que Brad Pitt copiou em Snacth). Sua fala ficou tão engraçada, que os próprios outros atores começam a rir na primeira vez que ele fala (na cadeia, quando já estão presos). Este filme despontou Benicio que, como vi numa entrevista, é eternamente grato a Bryan.


Embora tenha acertado assim logo no primeiro grande filme, ainda restavam dúvidas quanto a qualidade do diretor, já que o elenco praticamente se garantia sozinho. Então, devido sua juventude e pouco reconhecimento, resolveram convida-lo para dirigir um filme de pouco orçamento, baseado em histórias em quadrinhos: X-MEN. O resto é lenda.

O baixo orçamento do primeiro X-Men não foi novidade, pois era o natural para todos os filmes baseados em quadrinhos, devido seu resultado TRASH. E aí está o maior mérito que atribuo a Bryan. Mesmo com pouco orçamento, sem mega super stars de Hollywood, ele contratou um elenco modesto (mas talentoso), criou um bom filme, e este resultado deixou claro que "era possível sim" fazer um filme bom baseado em quadrinhos, principalmente com a tecnologia atual. Esta crença inspirou a produção do primeiro Homem-Aranha de Sam Raimi, e o sucesso deste filme abriu de vez as comportas para nossa época atual, que eu chamo de A ERA DE OURO DOS QUADRINHOS NO CINEMA - e, que fique registrado, eu fui o primeiro a usar este termo!!! Para não perder o costume, neste filme Bryan também despontou alguns atores desconhecidos ao estrelato, sendo o principal deles, Hugh Jackman.

Obviamente Bryan dirigiu a sequência do filme em X-Men 2 que, com um bom orçamento e maiores possibilidaes, fez uma das Top 10 melhores adaptações de quadrinhos para o cinema, e se despontou de vez com um excelente diretor, um dos grandes de Hollywood. X-Men 2 foi tão bom, e uma sequência tão fiel, que até melhorou o nível do primeiro X-Men, que se tornou até cult entre os nerds.

Infelizmente, Bryan rompeu o contrato e não realizou o X-Men 3 para dirigir Super-Homem - O Retorno. E digo infelizmente MESMO, pois esta decisão fez com que os dois filmes ficassem ruins. Brett Ratner falhou em X-Men 3 e Bryan também fez muitas escolhas ruins no seu Super-Homem. Mas não erraram o bastante para acabar com a franquia X-Men, e Bryan acabou retornando como produtor em X-Men Primeira Classe.


O FILME

Conhecendo melhor a história e o diretor, é difícil conter as expectativas para X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO. Principalmente quando Bryan revela que o filme fará link direto do Primeira Classe com X-Men (o primeiro). Sendo assim, os principais atores de ambos os filmes (James McAvoy, Patrick Stewart, Michael Fassbender, Hugh Jackman, Famke Janssen, entre outros) estão no elenco, além de novos personagens. Obviamente não terá Kitty Pryde como uma das protagonistas da história como nas hqs, já que Kitty já foi apresenta como adolescente em X-Men 3. Logo, ela ainda nem nasceu neste filme da franquia.

"O universo dos X-Men é tão grande quanto o próprio universo Marvel. É a hora de explorar isso e colocar alguma conectividade entre os filmes, algo que a Marvel fez tão bem" Bryan Singer

Os produtores já adiantaram que a história será mais focada em Magneto, e Mark Millar adiantou que, como nas hqs, este filme será totalmente apocalíptico. Bom, é o mínimo que esperamos para este filmão (já profetizo)!

Enquanto isso, assista uma versão desta história no antigo desenho animado X-Men Classic. Nesta versão, não é Kitty que retorna ao passado, mas sim o mutante Bishop. Mas a base da história é a mesma e rendeu um dos capítulos mais legais desse desenho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...