sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

1º DOSSIÊ HQ NA GIBITERIA EM 2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Bastante anunciado e divulgado, ontem foi realizado o primeiro DOSSIÊ HQ na Gibiteria em 2012. Para quem não sabe, este é um evento realizado pelo Otávio da Costa (dono da Gibiteria) onde alguns quadrinistas do mercado brasileiro são convidados para um bate-papo aberto ao público e um mediador (que entenda do assunto) é convidado para direcionar as perguntas. Dessa vez, após um tempo sem realizar o evento, Laudo Ferreira (roteirista e ilustrador) incentivou a continuidade do evento e foi o mediador desta edição. Os convidados foram Daniel Esteves (roteirista), Will (ilustrador), Caio Majado (ilustrador) e André Diniz (roteirista).

Apesar da chuva constante em São Paulo durante estes dias, esse "detalhe" não impediu que o público comparecesse. O espaço reservado foi totalmente ocupado e o bate-papo foi interessante. Como cada um dos convidados possui bom tempo de experiência e muitas obras publicadas, a verdade é que o tempo foi curto para todos falarem e, no fim, ficou com aquele gostinho de "quero mais".






DANIEL ESTEVES - Falou sobre seu trabalho no Quarto Mundo, comentou como exerce seus trabalhos com ilustradores diferentes, além de entreter a galera com suas "piadinhas infames" durante o evento. Atualmente está envolvido com algumas parcerias, com alguns trabalhos finalizados que falta pouco para serem publicados, e outros que ainda estão sendo iniciados, mas previstos ainda para 2012.

WILL - Comentou que o trabalho com "Demetrius Dante" é que está curtindo fazer, mas que ainda pretende realizar novos projetos. Atualmente está envolvido com algumas parcerias, com alguns trabalhos finalizados que falta pouco para serem publicados e outros que ainda estão sendo iniciados, mas previstos ainda para 2012. Resumo parecido com o anterior, pois alguns destes projetos são com o próprio Daniel Esteves.

CAIO MAJADO - Comentou sobre suas referências de inspiração para suas ilustrações e falou sobre a correria que é ser um ilustrador da Marvel, precisando de habilidade e improvisação (como ilustrar direto no A4, não no A3) para produzir layouts de 16 páginas em apenas 3 dias, depois produzir a arte-final em apenas 1 semana (não é uma regra, mas acontece bastante, ele explica). Atualmente, além do trabalho cotidiano, está produzindo alguns cards ilustrados para Marvel, ilustrando uma hq roterizada por um amigo e, após esses trabalhos que já estão em andamento, anunciou que pretende produzir suas próprias hqs, com seus próprios roteiros.

ANDRÉ DINIZ - Comentou sobre as referências não intencionais de sua vida que aparecem em seu trabalho, como os laços fortes da figura paterna, espiritualidade, entre outros. Destaca que isso é natural para qualquer autor, embora os trabalhos não sejam auto-biográficos. Atualmente está lidando com a publicação de "Morro da Favela" na França (que, inclusive, ele mesmo entrou em contato com a editora francesa através do Google Translate) e na Inglaterra, além de estar produzindo novas hqs, sendo duas delas para o público infantil.

LAUDO FERREIRA - Embora fosse apenas o mediador, a experiência de Laudo como quadrinista acabou intimidando sua funcão como mediador e realçando mais sua presença como 5º convidado, com questões inteligentes e explorações interessantes sobre o mundo dos quadrinhos.




Como sempre, o final do evento foi recheado de autógrafos e mais bate-papo ainda. Embora não tenha participado da "roda", Omar Viñole compareceu no evento e também distribuiu seus autógrafos. Jota Silvestre, Paulo Ramos, entre outros também marcaram presença. Como o evento é realizado numa gibiteria (como já diz o nome da loja), todos já puderam adquirir suas hqs alí mesmo, com um desconto especial da loja nos produtos dos autores presentes.




E é justamente para esse contato e interatividade entre artistas, autores, jornalistas, editores, lojistas e público que estes eventos são importantes. Neste momento e que experiências são trocadas, novos artistas se inspiram e novas parcerias são feitas. Por isso, parabéns ao Laudo, que ajudou a organizar este evento em especial; parabéns aos convidados que sempre se expõem com educação e gentileza ao público; e parabéns ao Otávio, sua esposa Ciça e sua filha Ana, que realizam este ótimo evento e mantém a Gibiteria, uma loja excelente de quadrinhos. Entre em contato com a loja e com os autores, compre e faça quadrinhos, e fique atento para os próximos DOSSIÊ HQ.


2 comentários:

  1. Muito bom texto viu? Vocês conseguiram sintetizar muito bem os temas e dar foco a cada autor. Achei o evento muito importante e o ambiente parece bem confortável. Fico feliz de ver tanto artista bom, entrosado, trocando idéias e divulgando seus trabalhos. Não conhecia o Dossiê HQ e vou tentar agendar minha próxima ida a Sampa num período que possa coincidir com ele.
    Pessoal dos Quadrinhos, parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, hermano!
      O evento e o ambiente é realmente muito bom! Vale a pena comparecer.
      Abração!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...