quinta-feira, 7 de julho de 2011

NOVA DC COMICS | LIGA DA JUSTIÇA REVELADA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



“Você está escandalizado, desapontado e FURIOSO em ver como a DC estragou o design do seu personagem favorito e apagou décadas de história dos quadrinhos do universo principal? E por que não fazer barulho no maior evento de cultura pop deste ano, onde criadores, artistas e roteiristas aparecem em pessoa, pra mostrar a eles como os fãs – os fãs dos personagens, dos (ainda que levemente mudados) designs, das histórias e personalidades clássicos – realmente se sentem!”

Esta é a convocação que os fãs americanos da DC estão organizando via facebook, para protestar a "NOVA DC COMICS" no maior evento de quadrinhos nos EUA, a COMIC CON 2011, em San Diego. Protesto que é sempre bem previsível quando se mexe em algo valorizado por muita gente (e bota muita nisso).


Para quem não sabe de nada, a DC Comics resolveu relançar TODO o seu universo. Eles ainda ressaltaram que não será apenas um reboot, mas realmente um relançamento! Isso envolve desde as famosas origens, histórias, idades, visual dos personagens e até a renumeração das revistas! Como nota-se na imagem acima, algumas mudanças não são tão gigantescas assim, mas já são o suficiente para gerar a polêmica que, com certeza, a DC já esperava. Segue abaixo algumas palavras da própria DC:

VAI MUDAR TUDO DE VEZ?
“Algumas coisas sim, algumas coisas não. Mas muitas das grandes histórias permanecem. Por exemplo, com Batgirl. A Piada Mortal aconteceu e ela foi Oráculo. Agora ela vai passar por uma reabilitação física e tornar-se uma personagem com mais experiência e mais nuances por ter tido estas experiências.”

QUAL A VANTAGEM DESSE RELANÇAMENTO?
“Nossos criativos vão ter a possibilidade de dar uma abordagem mais moderna, não apenas a cada personagem, mas também na interação entre eles e no universo como um todo, focando nos momentos iniciais das carreiras de cada um de nossos ícones. Quando eles não tinham tanta experiência para defender-se de seus nêmesis. Quando não tinham certeza de sua capacidade. Quando ainda não haviam salvo o mundo incontáveis vezes. Um período rico em oportunidade criativas, para mostrarmos como estes personagens são surpreendentes, icônicos e especiais.”

MAS, ABANDONANDO AS REVISTAS E RECOMEÇANDO NOVAS SÉRIES DA EDIÇÃO NÚMERO 1, VCS VÃO PERDER A OPORTUNIDADE ÚNICA DE CHEGAREM A EDIÇÃO NÚMERO 1.000 NA ACTION COMICS (QUE TERMINARÁ NA ED. 994) E NA DETECTIVE COMICS (TERMINARÁ NA ED. 881)?
“Contar número de edição é focar no passado, não no futuro.”

QUANTO TEMPO ESSAS MUDANÇAS VÃO DURAR?
“Esta é uma iniciativa épica e ambiciosa que traz uma nova era para os personagens DC e determinará o tom das histórias e personagens por anos. Isto não é um ‘evento’, pois eventos têm data de validade.”

TODAS ESTAS MUDANÇAS ESTÃO COM DATA DE ESTRÉIA EM SETEMBRO NOS EUA.

Ou seja: curtindo ou não tais mudanças, é fato que irão acontecer. Mas, quem acompanha OSQ, sabe que nosso objetivo não é ficar postando notícias e novidades do mundo nas hqs. Não somos um jornal informativo. Nosso objetivo é comentar, criticar e promover trabalhos já realizados. E o fato que me fez escrever este artigo é que, este novo rumo da DC e a reação dos fãs americanos, me fez pensar em um fato muito curioso:

  • Não é novidade que a DC perde nas vendas para Marvel, e perde com grande margem há alguns anos.
  • Porém, também não é novidade que a Liga da Justiça e seus heróis são OS MAIS PODEROSOS DA TERRA (e não Os Vingadores, como a Marvel tenta afirmar no slogan do desenho animado).

É muito justo o Super-Homem dar um pau no Huk, no Coisa, no Juggernout, etc. É muito justo o Batman arrebentar o Capitão América ou o Demolidor ou qualquer outro "humano" da Marvel que ele enfrente. É muito justo a Mulher-Maravilha arregaçar a Tempestade (mesmo que não tenham admitido isso na saga DC vs Marvel - O Conflito do Século). É muito justo o Flash deixar o Mercúrio na poeira. É muito justo o Lanterna Verde pulverizar o Surfista Prateado (mesmo que também não tenham admitido naquela mesma saga). Ou seja, mesmo não vendendo mais revistas, é óbvio que os fãs de hq's e o público geral tem muito mais empatia com os heróis da DC do que com os da Marvel. Mas enquanto a Marvel cria sagas e séries MA-RA-VI-LHO-SAS para seus personagens, uma mais, outras menos, como: Guerras Secretas, Era do Apocalipse, Massacre, Atos de Vingança, Dinastia M, Legião, Guerra Infinita, Invasão Secreta, Guerra Civil, O Velho Logan, Noir, entre outras, a DC permanece com trabalhos que, na minha opinião, não passam da média (com poucas excessões), mesmo possuindo total domínio sobre os maiores super-heróis do mundo! (Inclusive, a própria DC inventou o conceito "super-herói")

Isso me faz chegar a uma conclusão óbvia: As decisões e roteiros da DC que guiam seus personagens estão devendo qualidade!

Confesso que não sou um leitor fiel da DC. Mas eu não sou justamente porque é muito raro eu pegar uma revista da DC que me prenda na leitura! Isso basicamente só acontece em séries avulsas ou em fatos muito importantes que tornam algumas edições especiais. Sério mesmo! Eu AMO os heróis da DC! Mas as séries mensais não me agradam nem um pouco! E o fato é que, mesmo acompanhando o universo DC pela net, em notícias e artigos, percebo sempre uma insatisfação geral entre os seus fiéis e eternos fãs.

Neste contexto, eu leio a notícia desta Nova DC, leio sobre a reação do público, depois leio sobre estas respostas dos diretores da DC, se mostrando totalmente INDIFERENTES com a reação do público que SUSTENTA seus negócios, a ponto dos fãs até organizarem um protesto que irá constranger e ridicularizar o maior projeto da DC dos últimos tempos no maior evento de quadrinhos dos EUA... Sinceramente eu só posso concluir que os diretores da DC devem ser meio imbecis, um tanto débeis, talvez idiotas, ou quem sabe até um povo de outro planeta que não compreende como funciona o planeta Terra.

Percebam: isso é um negócio. Algo que rende dinheiro, que paga sálários que alimentam famílias. É coisa séria. E a proveniência do capital de todo este mercado é o público que compra! Simples. Nenhum comércio pode ignorar a opinião pública. Neste ponto, não importa se finalmente tiraram as cuecas pra fora do Super-Homem, do Batman, se tiraram o uniforme do Capitão América da Mulher-Maravilha... Não importam quão convenientes, benéficas e até "MELHORES" sejam as mudanças: SE O PÚBLICO EM MASSA NÃO CURTIU, SIGNIFICA QUE AS MUDANÇAS SÓ MELHORARAM PARA QUEM FAZ, E NÃO PARA QUEM COMPRA! LOGO, NÃO FAÇA!!!

E neste post, não estou comentando nem como fã dos quadrinhos, ou fã da DC, ou fã do Super-Homem, etc. Estou comentando como empreendedor que sou, baseado na experiência que tenho com meus negócios e clientes. É comum que, como profissionais, enxerguemos muitas coisas que o público geral talvez jamais enxergue. Mas, se é este mesmo público o nosso CLIENTE, se ele não compreende, não aceita, não aprova, é melhor não fazer, e alterar o projeto até que este cliente/público seja satisfeito! Isso é regra básica de mercado.

A muitos anos percebo este problema na DC. Muitas de suas fases ruins nas vendas são consequência desta mentalidade "estranha". É óbvio que, nestas mudanças drásticas, muitas se tornaram eternos sucessos épicos, como A MORTE DO SUPER-HOMEM, a saga CREPÚSCULO ESMERALDA do Lanterna Verde - em que Hall Jordan extermina vários Lanternas Verdes - etc. Mas fica claro que seu sucesso normalmente fica baseado nos grandes nomes e épicos, e pouco nos volumes mensais que, na minha opinião, tem material com potencial para quase todos os seus personagens estourarem nas vendas mensalmente.

Concluindo, realmente não estou "gorando" o a NOVA FASE DA DC. Como grande fã de quadrinhos, espero realmente que, independente destes novos visuais da ilustração acima, todo o projeto seja MUITO BOM! Mas acho que a DC deveria aproveitar esta NOVA FASE, e não só reformular seu universo imaginário no mundo dos heróis, mas também reformular sua forma de ser no mundo real mesmo, e resolver publicar apenas TRABALHOS FENOMENAIS, pra fã e crítico nenhum botar defeito, pois possui à sua disposição porte de empresa e gente talentosa de sobra para produzir tais trablahos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...