quarta-feira, 20 de julho de 2011

GEFANGENE | SEM SAÍDA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: GEFANGENE | SEM SAÍDA
PUBLICAÇÃO: JULHO 2010
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA, ILUSTRAÇÕES, ROTEIRO E ARGUMENTO: KOOSTELLA
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: ZARABATANA
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: ALTERNATIVO
PÁGINAS: 72
FORMATO: 19 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Gefangene é uma palavra alemã, e significa Presidiário, que é exatamente o tema de todas as tiras de quadrinhos publicadas neste livro. A idéia de manter o nome em alemão, é porque o autor morava na Alemanha enquanto desenhou a maior parte das tiras em 2007, até conseguir patrocínio no Brasil e finalizar a obra em 2009.


Este é um daqueles trabalhos que realmente me surpreendeu. Costumo comprar revistas e livros ilustrados apenas quando a ilustração me impressiona ou, no mínimo, me agrada muito (mal de ilustrador). E este não foi o caso nesta obra. Porém, dei uma folheada na livraria, li algumas tiras, e aí percebi que o valor maior do trabalho não estava na ilustração, mas no conteúdo intelectual das histórias. Muito bom o trabalho! O que mais me chamou atenção foi a variedade e criatividade que Koostella teve ao explorar um tema que parecia tão simples.

Quando o tema "presidiário" é exposto, principalmente aqui no Brasil, com o sistema carcerário que temos, é difícil esperar histórias felizes. Por mais que a ilustração das tiras seja feita no estilo cartum, não amenizam o teor e os fatos das histórias. Entre elas, quero destacar 2 histórias que não só são muito boas, mas realmente me marcaram demais.

  • A BRUXA - Nesta história ocorrem muitas atrocidades físicas e psicológicas. Mas, no final das contas, não importa o quanto o vilão seja ruim, quantas leis ele transgrida, quantas atrocidades ele cometa ou quanto a vítima de todo este mal seja pura e inocente, é sempre o mais fraco que paga a conta e sofre as consequências. Não existe justiça neste país que se cumpra e este fato realmente incomoda demais qualquer indivíduo com o mínimo de bom caráter. Esta história me impressionou pois deixa isso explícito, mais evidente seria impossível. E, num mundo imperfeito como o que vivemos, nós, artistas, temos que nos contentar em, pelo menos, expressar os fatos na nossa arte. Koostella nesta história conseguiu expressar isso por mim.
  • O MARIDO DA COSTUREIRA - Já esta história deveria ganhar um prêmio. Parece comum, mas possui uma carga dramática e poética impressionante para uma tirinha tão curta, tão simples. Como todas as outras, é um história triste, mas deve ser a mais triste de todas. Se resume a uma esposa que tenta reaver seu marido aprisionado, ao mesmo tempo que seu marido tenta voltar para sua esposa. Toda história de amor mexe um pouquinho mais com a gente, mas a forma em que Koostella conta esta história é realmente inteligente e criativa, e o final, eu garanto, é surpreendente. Já que esta história não ganhou nenhum prêmio, já fica aqui minha homenagem, como a melhor tira que li nestes últimos tempos.

Resumindo, não é a toa que os melhores sites e blogs de quadrinhos recomendam este livro, e agora sou mais um a entrar neste hall: pode comprar, eu recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...