sábado, 5 de fevereiro de 2011

WOLVERINE | ARMA X

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: ARMA X (WOLVERINE)
PUBLICAÇÃO: 2003
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA, ROTEIRO, ARGUMENTO E ILUSTRAÇÃO: BARRY WINDSOR-SMITH
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MARVEL COMICS
EDITORA: PANINI
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 120
FORMATO: 17 X 26 M
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Wolverine é, de longe, meu personagem preferido (depois dos meus, é claro), devido a vários fatores que nem vou começar a citar aqui, pois quero dedicar todo o texo a esta obra magnífica de Barry Windsor-Smith. Discorde se quiser, mas esta ainda uma das melhores hq do mundo. Saiba por que:

O roteiro das histórias do Wolverine são divididos em várias partes:
  • A primeira é a partir de seu lançamento na revista do Hulk. Um herói invocado com garras e ossos indestrutíveis, com um fator de cura que o torna ainda mais indestrutível. Esta primeira parte é caracterizada pelos roteiros infantís, comuns naquela época onde hq era coisa para criança e os roteiristas e editores faziam questão de frizar isso.
  • A segunda parte é quando os top ultra masters Chris Claremonte e Frank Miller se juntam para debater sobre o personagem, e criam a saga oriental do "samurai sem honra", contando a passagem de Wolverine no Japão, onde ele se apaixona por Mariko, enfrenta Ninjas, quase se casa, etc. Saga que aprofundou as origens do personagem, cativou novos fãs, e gerou tanto conteúdo para o novo perfil do personagem que resultou em sua hq solo.
  • A terceira parte é a partir desta revista (Arma X), onde Barry Windsor-Smith viaja na idéia e cria um épico mais que realista para narrar a inserção de adamantium em Logan.
  • A quarta parte é após a história em que Magneto arranca o adamantium de Wolverine (em X-Men Gigante 2) e descobrimos que as garras já eram naturais, e não implantes. Saga muito boa também, com este final épico. Li vagarosamente toda saga (que reúne vários títulos e heróis diferentes do universo Marvel) em um único dia e valeu cada momento.
  • A quinta é tem o título Origem, que finalmente revela a real origem do personagem, seu nome verdadeiro, sua família, sua conexão com a selva, etc. As ilustrações desta saga são impecáveis, lindas demais. O roteiro não é ruim, mas poderia ser extremamente melhor.
  • A outras partes que surgiram após estas primeiras, que também vão dividindo as fases do herói, pois, como nota-se, Wolverine não foi criado inteiramente e depois lançado. Ele foi criado simples, e tem sido incrementado desde então.

Nesta matéria, quero me ater a terceira parte.

O ROTEIRO E ARGUMENTO

Sempre quando tentam mostrar a cirurgia de inserção de adamantium em Logan para o público, é sempre algo rápido. As vezes em apenas alguns flashes. Mesmo nos filmes, nos desenhos animados, é mostrado como se fosse um botão apertado, a cirurgia começa e acaba após alguns segundos e já era. Isso porque, teoricamente, não haveria muito o que ficar narrando num processo de cirurgia. Seria chatíssimo ficar lendo, vendo ou ouvindo médicos e cientistas trabalhando num sujeito desacordado, certo? Errado! Foi exatamente isso que Barry fez.

Aqui no Brasil publicaram a história inteira em uma só revista (primeiro em Wolverine Extra - Arma X, e depois nesta linda versão encadernada - que podia até sair em capa dura que a gente compraria também). Mas, originalmente, ele lançou esta histórias em incríveis 14 edições!!! 14 edições de "Bisturi. Como está a dosagem? Pulso? Vou compensar. Estável. Injete..." e poraí vai. Com poucas, mas precisas, palavras, Barry desenvolveu um roteiro mais do que cativante, que não dá vontade de parar de ler nenhum segundo. O leitor fica imerso na história e, por incrível que pareça, o leitor torce para o herói se salvar, mesmo sem ele falar quase nada durante toda a revista.

O que mais me faz tirar o chapéu para esse roteiro, é que ele é simples: a cirurgia. Nada mais. E o cara conseguiu manter mais de 100 páginas só no argumento. Merecia até o Oscar por originalidade. Esta hq é um marco e um clássico na trajetória de Wolverine, não só por ser muito boa, mas porque foi a primeira história que originou os implantes de memória em Logan, inspirando milhares de roteiristas em suas histórias seguintes com o personagem, brincando com o que seria real em seu passado, e o que seria implante de memória.

A ILUSTRAÇÃO

Como se já não bastasse o talento na criatividade e habilidade nas palavras, o cara ainda desenha pra caramba! É uma página mais linda que a outra, um quadrinho mais dinâmico que o outro. Seu traço é limpo mas suas figuras são selvagens. Imagem não há como explicar muito, é preciso ver. Para variar um pouco, ele ainda eternizou a imagem Arma X (logan com o equipamento de controle pendurado em seu corpo), que é copiada e reproduzida até hoje por vários artistas.

Resumindo, o autor pegou um personagem conhecido por extravasar, brigar e bravejar, e criou uma saga gigantesca deste personagem em estado de coma. Com esta fórmula sem nexo ele desenvolveu uma história impecável mais envolvente que um filme e, com esta história, gerou um marco divisório na trajetória do herói em sua hq mensal, influenciando os próximos roteiristas a escreverem suas histórias e angariando uma nova safra de fãs do personagem.

Quando anunciaram o filme "X-Men origens: Wolverine", tive esperanças de que, grande parte do filme, poderia ser baseada nesta hq. Mas decidiram resumir sua extensa origem em poucas horas de filme, ao invés de fazerem em, ao menos, três partes de origem, e esse resumo deixou a parte do implante em apenas 5 minutos de filme. Mas, como sou um cara de fé, ainda acredito que, um dia, distante, algum maluco irá fazer um filme apenas desta hq, sem Hugh Jackman, mas com um ator baixinho e troncudo, sem muitos efeitos especiais, mas com uma fotografia poética, silêncio, sons de equipamentos cirúrgicos, e os flashes serão de sua vida passada, apenas para ressaltar o que ele está perdendo durante o processo. Quem sabe...

E, só para constar, o autor Barry Windsor-Smith comentou em uma entrevista que não elaborou muito o roteiro, simplesmente foi desenvolvendo as páginas e a história foi se agigantando. Precisa falar mais?... Inspiração o caramba. Esse cara é mutante.

Um comentário:

  1. Não sou chegado no Wolverine, mas para essa hq eu abro uma exceção. É a única do personagem que eu tenho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...